Núcleo de Estudos Estratégicos e Avaliação Ambiental em Turismo Sustentável - UFT, criado em 2004, funciona no Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins e esta certificado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq.
Abordagem do Tema
Linhas de Pesquisa:
1. Ecologia e Gestão de Unidades de Conservação
2. Geopolítica e Estratégias Públicas de Desenvolvimento Turístico
3. Indicadores e Monitoramento em Turismo Sustentável
4. Educação Ambiental e Uso Público em Áreas Protegidas e UCs
Objetivo Geral
Congregar pesquisadores e estudantes para gerar pesquisas sobre o estado da arte do conhecimento em Sustentabilidade em Destinos Turísticos, suas interfácies de planejamento e gestão territorial, bem como seus impactos sócio-ambientais locais diante dos princípios de sustentabilidade e do desenvolvimento.
Contato:email: neatus@uft.edu.br
Campus de Palmas (UFT), Bloco III, sala 35.
Coordenação:Prof. Dr. Lucio Flavo Marini Adorno
Pesquisas Desenvolvidas
2004
Usos Turísticos da Biodiversidade na Planície do Araguaia
Projeto UFT(PGCIAMB)/ MCT/CNPq/ PADCT
Resumo
A pesquisa foi desenvolvida no período de julho/2005 a junho/2006, contou com a colaboração de acadêmicos do curso de engenharia ambiental, prefeitura municipal de Lagoa da Confusão e a comunidade local.
A pesquisa teve como objetivo coletar dados que pudessem ser confiáveis e traduzissem a realidade do turismo no destino. Foram apresentados: o perfil do turista nas temporadas monitoradas, o nível de satisfação do turista com o destino, o nível de satisfação da comunidade local com o turismo, os impactos decorrentes desta atividade, fluxos turístico, contribuição financeira deixada pelos turistas nas temporadas, analise do sistema de tratamento do lixo gerado pelo turista.
O trabalho apresentado consiste em uma importante ferramenta de auxilio na tomada de decisões e no planejamento turístico local, contemplando os principais autores envolvidos nesta atividade: Comunidade, Turistas e Meio Ambiente, apresentando conhecimentos que podem vir a contribuir no desenvolvimento de ações que visem o turismo sustentável.
De acordo com a Turismóloga: “ Para alcançarmos os resultados deste estudo, foi necessário os parâmetros da interdisciplinaridade, pois a própria natureza do turismo, envolve várias áreas do conhecimento como a sociologia, economia, estatística, ecologia entre outras, que são representadas pelos indicadores analisados, proporcionando assim uma análise interdisciplinar do turismo local”.
Os resultados obtido no destino turístico Lagoa da Confusão também indicam a precariedade de monitoramento ambiental dos usos turísticos de seu patrimônio natural e reforçam a importância de se planejar atividades sustentáveis neste ambiente, pois 2/3 da região em que se encontra é uma unidade de conservação.
2005 - 2006
Avaliação dos Danos Ambientais do Rally Internacional dos Sertões no Jalapão
Resumo
Avaliação ambiental do uso dos eixos viários, unidades de conservação e áreas protegidas (APPs) pelos competidores do evento esportivo e de turismo de aventura, bem como do impacto na indução da percepção ambiental da região.
Consequências identificadas:
Erosões
Assoreamento
Afugentamento de fauna
Desmatamento
Poluição de córregos
Ruptura de nascentes
Resíduos sólidos
Duplicação de trilhas
Incêndios da vegetação por acidentes nas estradas
2006 - 2008
Turismo no Parque Estadual do Jalapão: Identificação dos Usos e Proposição de Medidas de Controle e Monitoramento
Resumo
- Determinados a capacidade de carga dos atrativos atualmente visitados.
- Projetado cenários de fluxos, padrões de uso e seus resultados esperados.
- Identificado e hierarquizado as ações de controle e manejo dos impactos identificados em cada atrativo.
- Delineado um sistema de indicadores para o monitoramento dos impactos causados pelo uso turístico.
- Orientado os técnicos do Parque em relação às ações propostas pelo estudo.
- Divulgado os resultados do projeto para os setores envolvidos com turismo na região do Parque (usuários, comerciantes locais, guias e comunidade em geral).
O projeto Turismo no Parque Estadual do Jalapão: identificação dos usos e proposição de medidas de controle e monitoramento, tratou do problema do uso público indevido, causado pela divulgação excessiva do ecossistema da região (como um roteiro de aventura off road): a geração de impactos ambientais negativos nos principais atrativos daquela unidade. Tratou-se de um trabalho pioneiro no estado e na região do Jalapão, envolvendo acadêmicos, técnicos, turistas, donos de atrativos, donos de pousadas, guias e outros atores envolvidos com a questão ambiental e turística. Além do levantamento das áreas degradadas, o projeto possibilitou o envolvimento dos técnicos e guarda-parques ao longo da aplicação de protocolos de levantamento do fluxo turístico, monitoramento e avaliação da capacidade de carga. De outro lado o contato com os visitantes provocou uma conduta mais cuidadosa e uma reflexão dos mesmos sobre como ser mais condizente com os preceitos de uma visita de mínimo impacto, fato reiteradamente apontado pelos entrevistados. A divulgação de seus resultados parciais gerou uma mobilização de educação ambiental pelo Fórum Estadual de Turismo e a atenção de outros meios de comunicação sobre o estágio de depredação e falta de ordenamento da visitação.Numa segunda etapa o projeto alcançou êxito perante a expectativa gerada pela comunidade em lhe servir como um instrumento capaz de radiografar por eles as suas condições na operação turística, bem como a orientação sobre os limites e qualidades na recepção e condução dos visitantes. Na esfera do poder público levou a adoção de um Plano de Manejo Emergencial no início de 2008.
Realização de Eventos
I Seminário sobre Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Jalapão
Cooperação em Eventos
5 e 7 de novembro de 2007 . Palmas - TO
I Oficina “Incentivo, treinamento e d i s c u s s ã o p a r a o
fortalecimento do sistema de R e s e r v a s Particulares do
P a t r i m ô n i o N a t u r a l (RPPNs) do Tocantins”.
- 29 de Junho a 04 de Julho de 2008. Palmas - TO
Assessoria a Programas e Projetos
2007-08 Planejamento de Abertura ao Uso Público do Parque Estadual do Cantão. Convênio ADTUR - NATURATINS